EXPLANAÇÃO 04 - O QUE A CONSTITUIÇÃO ESTABELECE.


A Constituição de 1988 estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, e facultativos para os maiores de l6 e menores de 18 anos de idade. Deste modo, quando o jovem adquire o direito de escolher seus representantes, deve fazê-lo com responsabilidade e ciente de que tal escolha deve ser alicerçada de reflexões, pois o jovem eleitor deve ter consciência que o candidato eleito tem a como obrigação conduzir o destino de um povo durante o seu período de mandato.
É importante que o jovem ao escolher ser um eleitor comece a inteirar-se sobre as questões que assevera os problemas políticos e sociais do seu país, região, estado ou município. Nesse aspecto, torna-se necessário conhecer o passado dos candidatos que estão disputando um determinado cargo político.
Desenvolver um estudo ou pesquisa sobre as formas de governo, a duração dos mandatos para determinados cargos, atribuições dos poderes, conceito de democracia, entre outras questões que traga ao eleitor uma consciência de como se dá o processo político e a sua representação na sociedade. A partir daí é possível saber os seus direitos e deveres de cidadão.
Muita polêmicas têm sido levantadas acerca do voto para o menor de 16 anos; haja vista que, a maioridade penal inicia-se a partir dos 18 anos. Por ser contraditório, esse fato tem sido alvo de grande discussões entre os legalistas, juristas e tantos outros que questiona sobre o voto do menor.

3 comentários:

Unknown disse...

Bem imparcial este artigo... gostaria que a opinião da blogueira ficasse mais evidente! De minha parte, acredito que o jovem de 16 anos possui, independentemente de sua escolaridade, maturidade suficiente para eleger um representante, visto que nesta idade já possui opiniões e consciência mais que formadas. Existem, é claro, exceções, pois acredito que alguns jovens da minha geração (e principalmente muitos de hoje) não têm um mínimo de interesse e engajamento políticos.

Flávia Reis disse...

Eu voto desde os meus 16 anos, antes eu votava pelo candidato que minha mãe dizia, eu não tinha tanta maturidade para escolher

Marialva Brito disse...

Existem jovens que possuem realmente maturidade para fazer suas escolhas. No tocante a política, o assunto é mais complexo, pois abrange fatores que devem ser considerados, como por exemplo conhecer o plano de governo dos candidatos e sua vida pregressa, a fim de analisar se o mesmo está comprometido com as ideais necessidades do povo a ser
representado. Todavia, é raro, um jovem de 16 anos e, principalmente, sem escolaridade ter opinião consistente,maturidade e consciência acerca dessas questões. Quisera ter jovens comprometidos com os problemas desse quilates; seriamos uma nação diferente.